8 dicas dos médicos para permanecer bem e saudável

3 minutos para ler

Quer saber como viver mais e melhor, de acordo com os médicos? E o melhor, sem grandes esforços! Confira:

Higiene

“O hábito de lavar as mãos assim que se chega no destino, antes de manipular alimentos, antes de se alimentar, depois de ir ao banheiro etc. é muito importante para a prevenção de doenças, principalmente, as virais. Assim como cobrir o nariz e a boca quando se tosse para não propagar o vírus e lavar as mãos”, diz a infectologista Ligia Pierrotti.

Beber bastante água

“Todas as células do nosso organismo precisam de água. Ela não tem energia, não produz calorias, mas é essencial para o funcionamento do corpo. E quando digo que é importante beber água e não líquidos no geral. Suco é fruta no estado líquido, isso não é água”, diz Andrea Bottoni, especialista em nutrologia e medicina do esporte do Hospital Oswaldo Cruz.

Alimentação saudável

“Para a população saudável em geral, não existe o alimento mágico nem o ruim. Nós podemos comer de tudo e não existe algo que em termos absolutos faça mal ao nosso organismo. O que pode fazer mal ao longo do tempo é a manutenção de hábitos não saudáveis, como comer todos os dias como se fosse uma data comemorativa”, diz Bottoni.

Dormir bem

Dormir profundamente, descansar mesmo, é muito importante tanto para a parte física, o corpo em si, quanto para a mente. “Quando temos uma noite de sono ruim, não atingimos a fase do sono REM, que é o período do sono restaurador, acordamos cansados, fadigados, indispostos e de mau humor”, diz Giulliano Accetta, clínico geral do dr. consulta.

Cuide das dores de cabeça

Uma automassagem na lateral da cabeça (têmpora), feita de forma suave, “pode ajudar algumas pessoas com dores de cabeça não relacionadas a nenhuma doença, assim como tirar um cochilo em um ambiente tranquilo e calmo e, se está em jejum, se alimentar”, diz o clínico Accetta.

Ter tempo para você

O nutrólogo Bottoni ressalta que neste tempo se inclui aquilo que precisa para poder cuidar da própria saúde. Fazer exercícios físicos, ir às consultas médicas de rotina, realizar os exames que o médico pedir, escolher o que e quando comer, tomar vacinas, meditar e muitas outras atividades fazem diferença para o seu bem-estar físico e mental.

Não se automedicar

“A automedicação é prejudicial à saúde pois os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais e reações adversas, além de poder desencadear outros sintomas”, diz Accetta. Além disso, a automedicação pode mascarar sintomas importantes para a detecção de doenças, fazendo com que elas só sejam diagnosticadas quando o problema está mais avançado.

Momentos de lazer

Trabalhar com o que gosta é muito bom, fazer exercícios também, dormir é maravilhoso, mas ter uma atividade que gosta, que seja feita exclusivamente por prazer, lazer, é fundamental. Pode ser aproveitar de momentos agradáveis com a família, amigos, relaxar, ler, dançar, correr, conversar, pintar, a atividade você escolher.

Fonte: minhavida.com.br

Visite nosso site.

Zahra Spa & Estética.
Beleza e Bem-Estar com Responsabilidade.

Fixo: 11 5096-0610 ou 5096-0247
Whatsapp: 11 5096-0610

Posts relacionados

Deixe um comentário