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Conheça algumas atitudes no combate à depressão

Conheça algumas atitudes no combate à depressão

A depressão é um problema decorrente no mundo. Ela gera nas pessoas uma tristeza profunda, desânimo, falta de vontade, entre outros sintomas, chegando ao mais grave: pensamento suicida. Infelizmente muita gente perde a batalha para essa doença. Neste post revelamos algumas atitudes que ajudam no combate à depressão.

Dê risada

Rir é um ótimo remédio. Em seu livro A Terapia do Riso, o médico homeopata Eduardo Lambert diz que a alegria e o riso ajudam na resposta aos mecanismos naturais de autocura. Segundo ele, o riso dá uma sensação de bem-estar e ativa no cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse e depressão.

Cerque-se de amigos

A psicóloga americana especialista no tema e autora do livro Viver com Depressão, Deborah Serani diz que você deve aprender a reformular pensamentos negativos em positivos. “Incluir pessoas em sua vida que são afirmativas, afetivas e aceitam quem você é, irá auxiliar melhor seu crescimento.”

Pratique meditação

Meditar melhora o sistema imunológico e aumenta nossa capacidade de atenção. Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins e um artigo publicado no The Lancet revelaram que a meditação de atenção plena pode ser usada como alternativa aos antidepressivos em pacientes que estão em fase de manutenção do tratamento.

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável pode contribuir com a produção de serotonina – neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, entre outras coisas. E isso ajuda a melhorar o ânimo e até combater a depressão. Tente incluir em seu cardápio: banana, abacate, mel, nozes, castanhas, peixes de água fria (salmão, atum), entre outros.

Atividade física

A depressão mina a energia do corpo. Mas é importante lutar contra esse desânimo. E a atividade física tem se mostrado uma grande saída. Isso porque o exercício libera no cérebro substâncias como as endorfinas, ligadas ao bem-estar e prazer. Pesquisadores da Universidade do Texas apontaram que exercícios aeróbicos são os mais indicados para os pacientes com depressão.

Faça Pilates

Um dos princípios do Pilates é o controle. Com o método o praticante desenvolve uma base mais forte, mais densa, melhores conexões mentais e caminhos no cérebro, e isso é realizado através do movimento consciente. A mente traz a pessoa de volta a realidade e a conecta com seu corpo mais facilmente, e trabalhar a concentração ajuda essa pessoa a vencer barreiras físicas e mentais.

Massagem relaxante

A massagem proporciona reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse (cortisol) e provoca elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, provocando a sensação de bem-estar e relaxamento.

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