Conheça os benefícios da vitamina e saiba em qual alimento encontrar

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As vitaminas são nutrientes essenciais que junto com algumas enzimas controlam as atividades das células. Elas promovem o excelente equilíbrio do corpo, porém não são produzidas pelo organismo. São obtidas por meio de alimentos.

Elas ajudam a manter a pele saudável, fortalecem o sistema imunológico, fornecem energia ao organismo e também ajudam na cura de doenças. Conheça as vitaminas e seus benefícios.

Vitamina A

Ajuda no funcionamento do sistema visual, protege os olhos contra a degeneração macular e ajuda no crescimento e manutenção das mucosas. A falta dela pode causar redução na resistência a infecções, pele ressecada e cegueira.

Elas são encontradas nos vegetais amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora, damasco, pêssego), laticínios derivados do leite integral, gema de ovo e fígado.

Vitamina B1

Elas são antioxidantes, isto é, ajuda no combate do envelhecimento precoce das células, proporcionando mais disposição e energia. Além de proteger o sistema nervoso, ajuda no ganho de massa magra. A falta dela pode gerar fraqueza muscular, distúrbios emocionais e doenças cardíacas.

São encontradas em carnes, cereais integrais, folhas verde-escuras, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), oleaginosas, couve, couve-flor, nabo, brócolis, sementes de abóbora e girassol.

Vitamina B2

Essa vitamina é ótima os olhos, pele, boca e cabelo. A falta dela pode gerar lesões na mucosa da boca, rachaduras nos cantos dos lábios, gengivite, ardência dos olhos, pele seca e catarata.

São encontradas em vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, semente de girassol, ervilha, e frutos do mar.

Vitamina B3

Atua no metabolismo da célula e na reparação do DNA. É responsável pela remoção de substâncias tóxicas do organismo e auxilia a produção de hormônios esteroides. A falta dela pode causar diarreia, fadiga, irritabilidade, insônia, depressão, dermatites e lesões no sistema nervoso central.

São encontradas no fígado, aves, carnes magras, leite, ovos, frutas secas, cereais integrais e em diversos legumes, frutas e verduras.

Vitamina B5

Ajuda na formação de colesterol, vitamina D, anticorpos e estruturas cerebrais. Além disso, melhora a imunidade, a cicatrização e o desenvolvimento cognitivo. A falta dela pode gerar irritabilidade, distúrbios do sono, cansaço, depressão, dor muscular e alterações hormonais.

São encontradas em gema de ovo, leveduras, rim e fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata-doce.

Vitamina B6

Ela regula hormônios, ajuda no funcionamento de neurotransmissores e melhora a absorção de B9 e B12. É muito importante para o controle do estresse, pois auxilia na modulação do cortisol, o hormônio que ativa a resposta do corpo em relação a situações de emergência.

São encontradas em cereais integrais, sementes de girassol, feijão, carnes, abacate, folhosos verdes escuros.

Vitamina B7

É importante para a formação da pele, unha e cabelos, além de ajudar o organismo a absorver outros nutrientes. A deficiência dela é rara, mas quando ocorre está associada à depressão, erupções na pele e perda de cabelo.

São encontradas em tomate, amendoim, avelã, castanha de caju, farelo de aveia, ovo cozido.

Vitamina B9

Elas são importantes para a formação de novas células. A falta dela é relativamente comum, principalmente no crescimento, gestação, lactação e em doenças graves como leucemia. Os sintomas são anemia, fraqueza, fadiga e dor de cabeça. Quem não está em nenhuma dessas condições pode ficar tranquilo: as farinhas de trigo e milho são suplementadas com este nutriente.

São encontradas em folhas verdes, leguminosas, batata, sementes, fígado e grãos enriquecidos, como a farinha de trigo.

Vitamina B12

Importante para a formação de novas célula, além de manter saudáveis as células do sistema nervoso. A falta dela pode gerar anemia perniciosa (o organismo com dificuldade em absorver a vitamina e causa a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue), fadiga e degeneração de nervos.

São encontradas em alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne e ovos.

Vitamina C

É antioxidante e ajuda no fortalecimento do sistema imune, crescimento ósseo e do tecido conjuntivo. Além disso, participa do processo de cicatrização de tecidos e mantém a integridade dos vasos sanguíneos. A falta dela gera hemorragias, além de sangramento das gengivas.

São encontradas em camu-camu, acerola, laranja, limão, mamão, morango, abacaxi, brócolis, couve e pimentão.

Vitamina D

Ajuda a absorver o fósforo e cálcio, fortalecendo ossos e dentes. Age no sistema imunológico. A falta dela contribui para os sintomas de artrite, osteomalácia raquitismo e deformações ósseas. A suplementação é comum, já que os alimentos possuem a vitamina em pouca quantidade.

São encontradas em óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, arenque, truta e sardinha, gema de ovo e fígado.

Vitamina E

Além de ser antioxidante, ajuda na formação de hormônios e do sistema reprodutor, pois estimula a fertilidade. A falta dela pode levar a danos no sistema nervoso.

São encontradas em semente de girassol, amendoim, amêndoas e nozes, óleos de milho e soja, gérmen de trigo, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes, fígado, gema de ovo.

Vitamina K

Importante no processo de calcificação dos ossos e na coagulação do sangue. A falta dela pode causar hemorragia.

São encontradas em folha de nabo, alface, repolho, brócolis, espinafre, aspargos, ervilha, fígado, leite.

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