Dicas para emagrecer depois dos 40 anos

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Depois dos 40 anos é normal o metabolismo ficar mais lento. Então cuidar da saúde e ter boas práticas na rotina diária é importante para manter o corpo em dia. Confira as dicas:

Invista em vegetais

Verduras e legumes, em particular, costumam ter poucas calorias e são repletos em vitaminas e minerais. Por isso, é possível comê-los em grandes quantidades. Também, são ricos em fibras, o que faz você se sentir satisfeita por mais tempo. Assim, encher metade do prato com vegetais pode ajudar a diminuir o tamanho da porção de outros alimentos.

Evite frituras

Alimentos fritos contêm muita gordura e contribuem para o ganho de peso. Na casa dos 40 anos, você lida com mudanças fisiológicas naturais que tornam ainda mais difícil eliminar gordura. Troque por opções assadas no forno (batatas caseiras assadas em vez de fritas).

Café da manhã saudável

Um café da manhã rico em proteínas magras, fibras e gorduras vegetais é a melhor opção para reduzir a fome e os desejos mais tarde. Ou seja, comece com um café da manhã que atenda a essa conta e você poderá acabar cortando calorias durante o resto do dia.

Cuidado com as refeições noturnas

O que você come à noite que pode ser um problema quando se trata de controle de peso. Assim, cortar alimentos ricos em calorias e com alto teor de açúcar à noite (como uma tigela de sorvete), é definitivo para quem deseja emagrecer mais rápido.

Coma devagar e com atenção

Comer devagar, eliminar as distrações nas refeições e até colocar o garfo na mesa entre as mordidas permite que você entre em contato com os sinais de saciedade do corpo e pare de comer quando estiver satisfeito.

Maneire na ingestão de álcool

É uma forma fácil de cortar calorias. Além disso, beber além da conta leva a fazer escolhas alimentares ruins, já que o álcool pode estimular o apetite e facilitar o exagero.

Faça exercício que trabalhe o corpo todo

Nessa idade deve trabalhar todos os grupos musculares para perder peso e construir músculos. O corpo feminino tende a acumular gordura, especialmente na na barriga, à medida que envelhece. Mas, um treino bem equilibrado ajudará a remodelar a composição corporal.

Tente reduzir o estresse

O estresse e as responsabilidades de trabalho e família se acumulam, podendo levar a um aumento de hormônios como o cortisol, que faz com que o corpo armazene gordura. Com isso, para minimizar o estresse, faça massagem de relaxamento com rotina, pratique meditação e exercícios de respiração antes de dormir.

Durma bem

Dificuldade para dormir pode ser um sintoma da menopausa, por isso não é incomum mulheres na faixa dos 40 anos lutarem contra insônia. Infelizmente, isso também pode causar ganho de peso. Pois, quando se tem menos de sete horas de sono reparador, ocorrem alterações metabólicas que podem dificultar significativamente o emagrecimento.

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