Outono: conheça as frutas da estação e os seus benefícios para a saúde

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As frutas são verdadeiras dádivas da natureza, além de suculentas e saborosas, possuem muitos nutrientes que fazem bem ao nosso organismo. Apesar de termos o privilégio de ter essas maravilhas o ano todo, elas costumam ser mais saborosas e mais baratas em suas estações.

As frutas aliadas a uma prática de exercícios e cuidados com a saúde, ajuda a melhorar a imunidade e consequentemente melhora a qualidade de vida.

Para quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, deve ler este post até o fim, pois há frutas da época que são ricas em vitaminas, fibras e minerais, além de ajudar a aumentar a nossa imunidade.

Conheça as frutas típicas do outono e seus benefícios ao organismo.

Abacate

O abacate contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura monoinsaturada, a mesma encontrada no azeite e apontada como benéfica para a saúde cardiovascular, pois aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Também é fonte de zinco, selênio e vitamina E, que combate radicais livres. Em relação às calorias do abacate, 100 g da fruta contém 160 calorias. Para ter uma dieta balanceada, é necessário maneirar no consumo.

Caqui

O caqui possui um sabor doce e agradável aos mais diversos gostos, além de cair bem como sobremesa e ser muito saudável. Mesmo sendo doce, é pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Essa fruta traz diversos benefícios a saúde da pele e dos olhos. O caqui também contém fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Uma porção de 100g de caqui contém 71 calorias.

Goiaba

Tanto a vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo, ferro e fibra. Apesar de ser doce, contém pouco açúcar e gordura. É uma fruta que traz benefícios aos dentes, ossos, além de ser benéfica para o coração.

Tangerina

A tangerina é rica em vitamina C, que previne e atenua os sintomas da gripe e resfriado, pois aumenta a imunidade, além de ajudar a combater o estresse. Ela também contém vitamina A.

Figo

É um alimento nutricionalmente muito importante para a dieta. Possui zinco e fibras, além de conter alto teor de antocianidina, substância presente em alimentos de coloração roxa.  A antocianidina é um forte antioxidante, que atua na estética, evitando a queda de cabelo e fortalecendo as unhas, e na saúde, neutralizando radicais livres, favorecendo o combate de doenças crônicas como o diabetes.

Banana

A banana é fonte de potássio, além disso, é excelente para a saúde dos músculos e do coração. O seu alto valor calórico funciona como uma saudável fonte de energia. Também muito consumida por atletas de alto rendimento, pois ajuda ao combate de câimbras.

Uva

A uva contém o nutriente resveratrol, potente antioxidante, que retarda o envelhecimento, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Ajuda também a previnir doenças como o Alzheimer.

Coco

O coco contém gordura monoinsaturada, nutriente responsável pelo grande sucesso do óleo de coco. A gordura que ele tem é do bem, auxiliando na proteção do coração e até mesmo na saciedade. Outros nutrientes importantes da fruta são potássio e magnésio.

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