Você sabia que cada sentimento pode causar uma reação diferente em seu corpo?

3 minutos para ler

O nosso físico e mental andam sempre juntos. Todos nossos sentimentos, sejam bons ou ruins afetam nosso corpo. Por isso, devemos cuidar muito da nossa saúde mental.

Embora cada pessoa vivencie seus sentimentos e experiências de maneiras distintas, todos compartilhamos algumas coisas em comum. É o resultado da pesquisa de três universidades finlandesas que revelaram a conexão entre sensações físicas, sentimentos subjetivos e conscientes.

A pesquisa “Mapas Corporais das Emoções”, foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O estudo reuniu cerca de 700 participantes. Os voluntários foram recebendo alguns estímulos emocionais como vídeos, imagens, palavras etc. Em seguida, os cientistas pediram para que eles descrevessem como se sentiam a cada estímulo e pintassem no próprio corpo onde sentiam essas emoções.

Dessa forma, os cientistas dividiram os sentimentos em cinco categorias: emoções positivas, emoções negativas, cognitivas (como a lembrança ou a imaginação), doenças (como a dor de cabeça) e homeostase (como fome e sede).

Segundo o psicólogo Lauri Nummenmaa, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Turku, o medo e as emoções negativas estão ligadas a diversas doenças psicológicas e somáticas, ou seja, problemas emocionais que causam desconforto ao corpo físico.

Nesse contexto, a escritora americana Louise Hay, criou um método baseado na força que as palavras têm poder no seu corpo, aumentando a autoestima e descoberta do amor-próprio. A autora relaciona os sentimentos e o comportamento do ser humano com desconforto ou doenças. Confira alguns exemplos citados por ela:

  • Retenção de líquidos: a pessoa tem uma intuição forte e que não é respeitada.
  • Problemas na coluna: normalmente surgem em pessoas que gostam de fazer tudo sozinhas.
  • Alergias: surgem naqueles que estão sempre irritados e nervosos com as atitudes das outras pessoas.
  • Problemas nos rins: acúmulo de mágoas, tristeza e dor.
  • Problemas na bexiga: aparecem em pessoas que guardam suas dores.
  • Problemas digestivos: relacionados à dificuldade de assumir novas ideias e experiências.
  • Problemas na garganta: associados ao medo das mudanças, dificuldade de falar o que pensa e frustração.
  • Doenças do fígado: acúmulo de raiva e rancor.
  • Úlcera: medo de não ser bom o suficiente.
  • Câncer: associado a ressentimentos profundos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Cuide sempre de você e da sua saúde física e mental. Venha fazer uma massagem que proporciona um relaxamento profundo, trazendo diversos benefícios para a sua saúde.

Visite nosso site.

Zahra Spa & Estética.
Beleza e Bem-Estar com Responsabilidade.

Fixo: 11 5096-0610 ou 5096-0247
Whatsapp: 11 5096-0610

Posts relacionados

Deixe um comentário