Dicas para cuidar da saúde mental

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Não é apenas a parte física do nosso corpo merece nossa atenção. A saúde mental está direcionada diretamente o bem-estar e por isso, requer cuidados especiais.

Atualmente é comum ver pessoas preocupadas com a parte estética do corpo. É importante, mas também olhar para o lado emocional com carinho te deixa saudável por completo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe definição única para o termo “saúde mental”.  Ela pode ser definida como um equilíbrio entre a vida emocional e as atividades diárias de uma pessoa. Isto é, a harmonia entre o externo e as exigências e necessidades internas de cada um.

Trabalho, casa, escola, família, entre inúmeros compromissos diários, é comum ver as pessoas tirarem um tempo para cuidar da parte física.

Confira neste post algumas dicas simples e práticas para você garantir uma saúde mental boa.

Dormir bem

A correria do dia a dia aliada às preocupações são as responsáveis por noites mal dormidas.

O estresse, ansiedade e depressão são algumas causas de não dormir bem. Para evitar isso, estabelecer uma rotina noturna ajuda a ter um sono melhor e com mais qualidade. Procure dormir sempre no mesmo horário. Evite comidas, bebidas e atividades físicas perto da hora de dormir e desligue o celular.

Não se cobre muito

Não existem pessoas perfeitas. Na maioria das vezes o que a gente vê nas redes sociais e na TV não condizem com a realidade. Por isso, pare de se cobrar. Errar é normal e faz parte de todo ser humano, pois são com os erros que se aprende.

Equilíbrio

Se dedicar demasiadamente somente em um campo da sua vida pode trazer problemas emocionais. Normalmente, isso acontece muito com o trabalho em que a competição é alta e a necessidade de se manter ativo é grande. Entretanto, a vida não é só isso. Dedicar a família, ao lazer e vida social é uma maneira de equilíbrio e manter-se bem.

Cuide de si e da sua casa

Não é preciso morar em um palácio para morar bem. Uma casa simples, mas limpa e organizada, já é o suficiente para manter a saúde mental em dia. As coisas higienizadas e arrumadas já trazem satisfação.

Ter um tempo para cuidar de si sem ninguém por perto, ajuda a esvaziar a mente e a colocar os pensamentos no lugar. Aproveite uma pausa e faça algo que gosta como ler ou meditar.

Respeite seus limites

Seu corpo tem limites e ele sempre te avisa. Nervosismo, dores de cabeça e musculares são sinais que algo não está bem. Quando isso ocorrer é fundamental respeitar o seu tempo e procurar ajuda, se necessário. Conversar com quem ama e confia ou com um profissional é importante para buscar formas de ficar bem.

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