10 dicas para emagrecer com saúde

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Para emagrecer com saúde é fundamental que o corpo gaste mais calorias do que consome. Dessa forma, dois fatores são importantes para você chegar ao seu objetivo: tomar cuidados com seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas regularmente. No entanto, deve ser feita de maneira gradativa e com alimentação saudável e variada. Confira 10 dicas para emagrecer com saúde.

Alimentos que desincham

Salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas são ricos em ômega 3, contribuindo para o emagrecimento devido à ação anti-inflamatória.

Alimentos que queimam a gordura

O chá de hibisco, lichia, farinha de amora estão entre os alimentos que estimulam a queima de gordura.

Alimentos que aceleram metabolismo

Aqueles com ação termogênica estimulam a queima de calorias. Os principais são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.  Os termogênicos a base de cafeína faz com que a pessoa tenha mais resistência durante os treinos e assim consiga queimar mais calorias, ajudando a emagrecer.

Alimentos que aumentem a saciedade

Eles são ricos em fibras e proporcionam saciedade, logo a fome demora mais a aparecer, influenciando na perda de peso. Os principais são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também tem fibras.

Evite dietas restritivas

Dietas que cortam drasticamente as calorias ou componente específico, como os carboidratos por exemplo, são consideradas restritivas. Para perder com saúde o ideal é perder entre meio quilo e um quilo por semana. Mais que isso é sinal que você pode não estar fazendo a dieta adequada.

Dieta da moda

Tenha cuidado com as dietas da moda que prometem o emagrecimento rápido. Fique atento a que custo essa perda de peso é alcançada. Algumas levam à perda de músculos, que é prejudicial para quem quer emagrecer e manter o peso depois disso.

Diminua o consumo de sal e açúcar

O sal é a principal fonte de sódio, mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. O açúcar em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente, na região da barriga. Evite o excesso.

Fique longe da gordura trans e reduza o consumo da gordura saturada

Essa gordura pode ser encontrada em alguns biscoitos, sorvetes, bolos industrializados. Ela aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). Além disso, aumenta os triglicerídeos que podem ser armazenados no tecido adiposo.

Já o consumo de gorduras saturadas em excesso acumula a gordura no organismo, aumentando a dificuldade para emagrecer. Os alimentos com grandes quantidades de gorduras saturadas são: carnes vermelhas, leite integral, manteiga e queijos.

Atividade física

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para uma pessoa ser considerada ativa. Se a pessoa pratica 30 minutos por dia, em uma semana atinge essa meta.

Beba água

Beba em média de 2 litros de água por dia. A água contribui e muito para emagrecer de forma saudável. A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, que na média está em torno de 2 litros por dia.

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